O time do Corinthians/Guarulhos faturou a Taça Ouro e conquistou a última vaga para a Superliga masculina de vôlei. A equipe venceu o Botafogo por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/20, 28/30 e 25/19 na noite do último domingo, na casa do adversário. O campeonato foi disputado entre os dias 11 e 13 de agosto no Rio de Janeiro, e reuniu Corinthians/Guarulhos, Botafogo, Caramuru/Castro e Rádio Clube/AVP. No início de agosto, a equipe foi vice-campeã da Copa São Paulo, sendo derrotada pelo SESI- SP na final. O próximo desafio será o Campeonato Paulista, com estreia no dia 1º de setembro contra o São José, em Guarulhos.
Liderada pelo bicampeão olímpico e corintiano roxo Serginho, o elenco conta com os experientes Sidão, Riad, Rivaldo e Rafa, além de jovens talentos como Alan Patrick, Gabriel e Fábio. O treinador é Alexandre Stanzioni, vice-campeão da Superliga 2015/2016 pelo Vôlei Brasil Kirin. Para a Taça Ouro, o Corinthians/ Guarulhos contou com os reforços de Bruno Canuto e Sérgio, para suprir as ausências de Gabriel e Fábio, que estão treinando com a seleção brasileira sub-23 para a disputa do mundial da categoria, no final de agosto.
Na estreia, o Corinthians sofreu uma derrota no tie-break para o time do Caramuru/ Castro, o que gerou grande desconfiança sobre o time. No sábado, a equipe venceu por 3 sets a 0 o Rádio Clube, somando quatro pontos na disputa. No entanto, precisou contar com a ajuda do Botafogo para se manter vivo na competição, com o triunfo dos alvinegros cariocas sobre o Caramuru no sábado, também no tie-break.
Dessa forma, com a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo no terceiro jogo, os paulistas asseguraram um somatório de sete pontos e conquistaram o acesso à elite do voleibol brasileiro. Caramuru e Botafogo somaram seis pontos cada um, e o Rádio Clube não somou nenhum ponto.
O time foi formado em maio e garantiu a possibilidade de disputar a Taça Ouro devido a uma associação com o São Bernardo Vôlei, rebaixado na última edição da Superliga. O Corinthians/ Guarulhos garantiu a última das 12 vagas e se junta ao Cruzeiro, Taubaté, SESI-SP, Campinas, Montes Claros, Minas Tênis Clube, Juiz de Fora, Canoas, Bento Vôlei, Maringá e o SESC-RJ para a disputa da Superliga 2017/2018. A competição começa no dia 14 de outubro e tem sua final prevista para 6 de maio de 2018.
Após o fim da partida, o central carioca Riad Ribeiro concedeu ao blog uma entrevista exclusiva, analisando a participação do Corinthians/ Guarulhos na Taça Ouro, as mudanças do time para as próximas competições e o carinho da torcida pelas ruas de Guarulhos. O atleta de 2,05m é bicampeão da Superliga, tricampeão da Liga dos Campeões da Europa e atuou pelo SESI- SP na última temporada.
Ouro de Tolo: Riad, você pode comentar um pouco da partida de hoje?
Riad Ribeiro: Foi uma partida que a gente controlou muito bem nos dois primeiros sets. Depois, no terceiro set, a gente abriu na metade do set. A gente achou que as coisas iam ficar tranquilas para o nosso lado. Mas aí o Damião acertou uma sequência excelente. Ele foi um monstro no jogo de hoje. Aí o Botafogo chegou junto. Foi uma troca de bolas, com o jogo lá em cima. Eles tiveram duas chances e aproveitaram para fechar o set. O quarto set foi de igual para igual. O mais importante foi que conseguimos não perder a cabeça diante da derrota no terceiro set. Chegou determinado momento do set que a gente conseguiu controlar e administrar para conseguir a vitória. Graças a Deus nosso primeiro objetivo foi alcançado, que era conquistar a vaga para a Superliga.
Ouro de Tolo: Como você vê a evolução do time na Taça Ouro, após uma derrota inesperada no primeiro jogo?
Riad Ribeiro: Foi uma derrota inesperada mesmo, essa é a verdade. A gente entrou em quadra contra o Caramuru com o jogo controlado no primeiro set e demos um vacilo, que foi o mesmo que demos hoje no terceiro set contra o Botafogo. E a equipe do Caramuru não é de se menosprezar, porque eles treinaram para jogar esse campeonato. Estão num nível de treinamento e de jogo, não nível técnico, acima das demais equipes que aqui estavam. E eles vieram com gás total. Mas acho que depois da derrota, colocamos a cabeça no lugar e conseguimos manter a tranquilidade, sabendo digerir a derrota, sem se desesperar. E contamos com a ajuda também do Botafogo, que derrotou no tie-break o Caramuru na segunda rodada. Foi o time que nos colocou vivos no campeonato e agora, infelizmente, está fora da Superliga A. Na minha opinião, já passou da hora de o Botafogo disputar a Superliga.
Ouro de Tolo: Vai ocorrer alguma mudança no elenco para a disputa da Superliga?
Riad Ribeiro: A mudança que vai ter é que o Bruno Canuto e o Sérgio não vão continuar com o grupo após a Taça Ouro. O Canuto tem contrato assinado na Itália e o Sérgio vai pro Catar. Eles vieram ajudar o time na Taça Ouro, porque o Gabriel e o Fábio estão com a seleção brasileira sub-23. Então a gente vai ter que ir para o mercado procurar novos jogadores para a posição de ponteiro, que está um pouco escassa no time. Uma mudança positiva que esperamos é o retorno do Sidão, já para o Campeonato Paulista. Ele vem se recuperando muito bem.
Ouro de Tolo: Como vem sendo a recepção da torcida do Corinthians/ Guarulhos?
Riad Ribeiro: É maravilhosa a recepção. Nas ruas de Guarulhos a gente é reconhecido o tempo todo. As pessoas abaixam o vidro do carro e gritam para a gente: “vai Corinthians”. A gente assiste aos jogos de futebol lá no Itaquerão e todo mundo apoia a gente de uma maneira impressionante. Está sendo muito importante não só o acolhimento da torcida corintiana, mas de toda a cidade de Guarulhos. A gente resgatou o esporte na cidade, e juntamos com a camisa que possui tanto peso e uma torcida maravilhosa como a do Corinthians.
Fotos: Ricardo Haleck/ Vanessa Huback
[related_posts limit=”3″]
Matéria MT bem escrita! Mais uma vez Vanessa ddando show
Boa Van!


Queria a continuação do Sérgio. :( Boa matéria, Huback!



Parabéns pela matéria. Mais uma etapa cumprida bjks
Esse blog sempre traz ótimas matérias, gosto muito dessa colunista!
Acho que esse assunto deveria ser melhor explorado, eu como rubro negra fico enojada como o clube do ex presidente Lula tem inumeras facilidades no futebol e ao que me parece agora também no vôlei.
Sugiro que vocês investiguem mais essa situacão e deem clareza aos seus leitores, pois eu como carioca vejo um interesse muito grande por parte da midia em promover o clube do Serginho, do que defender a bela e linda campanha que o Botafogo fez nesse torneio, são duas coisas distintas mas me parece muito possível qualquer irregularidade quando tem a marca Corinthians no meio.
Vanessa mais uma vez meus parabéns e felicidades!
Boa tarde Vanessa!!! Sua matéria ficou top!!! Parabéns!!!
Van sempre arrasando em suas matérias Boa Van parabéns

Mto boa a matéria, agora vamos ver o que o Corinthians vai mostrar na SL A! Que seja bem vindo!
Matéria show. Só acho que o Botafogo como campeão da super liga B, deveria ter a vaga para a Superliga A. Mas…
Com certeza esse time vai dar trabalho hein! Vanessa, parabéns pela matéria!
Parabéns Vanessa, sempre com excelentes matérias.