Nesta sexta-feira, excepcionalmente mais tarde, a coluna Sabinadas, do jornalista esportivo Fred Sabino, analisa o resultado do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014.

Os grupos da Copa do Mundo de 2014

Finalmente o mundo soube os grupos que comporão a Copa do Mundo do ano que vem, a ser realizada no Brasil. É claro que todas as 32 seleções vão passar por alguma mudança antes da competição, em junho. Mas, pelo que as equipes vêm produzindo, e pelo histórico de cada país em Copas, é possível projetar pelo menos um panorama do que é mais provável na Primeira Fase.

Então, vamos aos grupos:

Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões – a Seleção não pegou o mais fácil dos grupos, mas não deve ter tantos problemas para avançar às oitavas de final. O escrete de Felipão cresceu muito na Copa das Confederações e hoje o time tem uma cara. Com uma mudança ou outra no time, o Brasil entra como um dos favoritos ao título, por ser o Brasil, por jogar em casa e por ter se tornado sólido. Camarões, como sempre acontece com as equipes africanas, é uma incógnita mas é o terceiro pior país entre os 32 classificados no ranking da Fifa, enquanto a Croácia tem uma seleção renovada, com bons valores. O México, apesar de ter se classificado na bacia das almas, costuma ser um adversário chato, mas na Copa das Confederações acabou derrotado pelo Brasil. Meu palpite para os classificados: Brasil e Croácia.

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália – é quase um grupo da morte, com os dois finalistas da última Copa. A Espanha tem o melhor time e, assim como o Brasil, tem tudo para se classificar sem desgaste. A Holanda tem um time mais envelhecido, mas vem de uma excelente sequência de resultados, e o Chile cresceu muito desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli. Já a Austrália é a baba do grupo. O que será chave neste grupo é quanto cada seleção marcará de saldo contra os australianos e a partida entre Chile e Holanda. Meu palpite para os classificados: Espanha e Holanda.

Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão – o segundo grupo mais fraco da Copa tem dois times superiores, no caso Colômbia e Costa do Marfim, mesmo com a Grécia à frente das duas no ranking da Fifa. A Grécia se caracteriza pela boa defesa e o fraco ataque e até deve vender caro as derrotas mas não me parece com força para se classificar, enquanto o Japão esteve mal na Copa das Confederações e, no momento, nada faz crer que melhorará tanto até o Mundial. Meu palpite para os classificados: Costa do Marfim e Colômbia.

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália – taí o famigerado grupo da morte. O curioso é que nenhuma das seleções atravessa uma grande fase, mas a Itália é ligeiramente superior. Só que os italianos adoram aquela campanha de trancos e barrancos e em 2010 caiu fora na Primeira Fase, então é difícil saber qual Itália vai vir ao Brasil. O confronto entre Uruguai e Inglaterra será fundamental para definir os rumos do grupo, enquanto a Costa Rica precisará jogar 200% para tentar alguma coisa. Meu palpite para os classificados: Itália e Uruguai.

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras – é um grupo cujas seleções têm características diametralmente opostas. Teoricamente, a França é a favorita à primeira colocação, pois tem tradição e, depois de começar mal as Eliminatórias, reagiu e buscou a vaga na repescagem jogando com muita raça. A Suíça derrotou o Brasil já com Felipão no comando e literalmente tem um ferrolho na defesa, além de contar com jogadores campeões mundiais sub-17 em 2009. Já o Equador chega a esta Copa em forma pior do que nas anteriores e Honduras tentará evitar ser o saco de pancadas, mas evoluiu bastante. Meu palpite para os classificados: França e Suíça.

Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria – Os hermanos tiveram a vida que pediram a Deus. Primeiro, porque a Argentina será uma das seleções que vão se deslocar menos na Primeira Fase. E, segundo, pegou um grupo mais fácil. A Bósnia até que tem bons jogadores, mas a Nigéria não atravessa seu melhor momento e o Irã tem tudo para ser uma das babas da Copa. Meu palpite para os classificados: Argentina e Bósnia.

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos – Tecnicamente é o grupo mais forte da Copa, até mais do que o D. A Alemanha, como sempre, é uma das favoritas ao título e tem uma ótima geração mas deve ter algum trabalho para se classificar. Isso porque Portugal, com Cristiano Ronaldo, é um time perigoso, enquanto Gana tem jogadores habilidosos e que sempre aprontam aquela correria, e os Estados Unidos a cada ano evoluem no futebol. É o grupo que promete ter o maior número de jogos interessantes nesta Primeira Fase. Meu palpite para os classificados: Alemanha e Portugal.

Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul – As duas seleções europeias são superiores, com os russos apostando as fichas no técnico Fabio Capello e os belgas contando com a juventude de um grupo que fez uma boa eliminatória. Argélia evoluiu entre os africanos e pode ser a única surpresa, enquanto a Coreia do Sul deve ser a última força do grupo. Meu palpite para os classificados: Rússia e Bélgica.

Com esses prognósticos, as oitavas de final teriam os seguintes jogos:

Brasil x Holanda
Costa do Marfim x Uruguai
França x Bósnia
Argentina x Bélgica
Espanha x Croácia
Itália x Colômbia
Argentina x Suíça
Rússia x Portugal

Aí, peço perdão, mas fazer aposta em jogo único, ainda mais em Copa do Mundo, eu não me arrisco. Mas, pelos cruzamentos que podem pintar, o torcedor brasileiro pode esperar pedreira do começo ao fim. Isso se o Brasil for avançando, claro…